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Arnaldo Nogueira Jr



Retrato: por Percy Deane


O Ovo de Galinha

João Cabral de Melo Neto


Ele já estava na nossa mira há tempos e sabíamos que era imprescindível sua presença no
Releituras. Mas, sabe como são essas coisas: você pega o livro para selecionar o material, se encanta com o que lê e, ao invés de fazer o que deveria ser feito, vai lendo, lendo e, no fim, se esquece do real motivo da leitura. Ontem, 09/10/99, o poeta partiu. É uma grande, uma enorme perda. Com sua poesia "dura", de texto enxuto, e com sua característica de ir sempre mais fundo em busca do âmago das coisas, João Cabral encantou o mundo. Se alguém lhe dissesse que escreveu uma poesia sobre o ovo, você não acreditaria. Veja que obra prima João Cabral produziu.

A ele, nosso abraço e nossa saudade.

I

Ao olho mostra a integridade
de uma coisa num bloco, um ovo.
Numa só matéria, unitária, 
maciçamente ovo, num todo.

Sem possuir um dentro e um fora, 
tal como as pedras, sem miolo:
é só miolo: o dentro e o fora
integralmente no contorno.

No entanto, se ao olho se mostra
unânime em si mesmo, um ovo, 
a mão que o sopesa descobre 
que nele há algo suspeitoso:

que seu peso não é o das pedras,
inanimado, frio, goro;
que o seu é um peso morno, túmido,
um peso que é vivo e não morto.

II

O ovo revela o acabamento
a toda mão que o acaricia,
daquelas coisas torneadas
num trabalho de toda a vida.

E que se encontra também noutras 
que entretanto mão não fabrica:
nos corais, nos seixos rolados
e em tantas coisas esculpidas

cujas formas simples são obra 
de mil inacabáveis lixas
usadas por mãos escultoras
escondidas na água, na brisa.

No entretanto, o ovo, e apesar 
de pura forma concluída, 
não se situa no final:
está no ponto de partida.

III

A presença de qualquer ovo, 
até se a mão não lhe faz nada, 
possui o dom de provocar
certa reserva em qualquer sala.

O que é difícil de entender
se se pensa na forma clara
que tem um ovo, e na franqueza
de sua parede caiada. 

A reserva que um ovo inspira
é de espécie bastante rara:
é a que se sente ante um revólver
e não se sente ante uma bala.

É a que se sente ante essas coisas
que conservando outras guardadas
ameaçam mais com disparar
do que com a coisa que disparam.

IV

Na manipulação de um ovo
um ritual sempre se observa:
há um jeito recolhido e meio
religioso em quem o leva.

Se pode pretender que o jeito
de quem qualquer ovo carrega
vem da atenção normal de quem 
conduz uma coisa repleta.

O ovo porém está fechado
em sua arquitetura hermética
e quem o carrega, sabendo-o,
prossegue na atitude regra:

procede ainda da maneira
entre medrosa e circunspeta,
quase beata, de quem tem 
nas mãos a chama de uma vela. 


A poesia acima foi extraída do livro
"João Cabral de Melo Neto - Obra Completa", Editora Nova Aguilar - Rio de Janeiro, 1994, pág. 302.

Saiba mais sobre o poeta e sua obra em "Biografias".

 

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